APRESENTAÇÃO:
“E perguntou-lhes: Quantos pães tendes? E disseram-lhe: sete”.
Marcos, 8:5
O Atendimento Espiritual se reveste de ações fraternas contínuas para com todos os que freqüentam a Casa Espírita, podendo contemplar, inclusive, atividades planejadas e organizadas no sentido de atender necessidades específicas através da Recepção, Atendimento e Integração fraternos. Assim, o Atendimento Espiritual visa dar atenção às pessoas que chegam à Casa Espírita, acolhendo-as e orientando-as de acordo com os princípios Doutrinários e Evangélicos.
DEFINIÇÃO DE ATENDIMENTO ESPIRITUAL:
“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”
João, 13:35
Atendimento individual estruturado para auxiliar aos irmãos que buscam ou freqüentam a Casa Espírita.
ABRANGÊNCIA DO ATENDIMENTO ESPIRITUAL:
“Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.”
João13:34
A implantação do Atendimento Espiritual é importante para que possamos aprimorar o relacionamento na Casa Espírita, estimulando a existência de um ambiente mais fraterno, através da prática do amor ao próximo.
a) Recepção:
“E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; e, abrindo a sua boca os ensinava (…).”
Mateus, 5:1-2
É o momento mais importante, pois é a acolhida aos irmãos que procuram ajuda e orientação, muitas vezes em estado de desequilíbrio físico, emocional e espiritual; é preciso tratá-los com carinho e paciência, na sincera disposição de servi-los e orientá-los.
b) Atendimento Fraterno:
Atendimento individual oferecido àquele que procura e/ou freqüenta a Casa Espírita em busca de esclarecimentos referentes a dúvidas específicas ou de consolo para o seu sofrimento moral.
c) Explanação do Evangelho à luz da Doutrina Espírita:
Orientação de caráter moral e consolador, levando aos ouvintes a palavra do Mestre, explicando-lhes os conceitos através das orientações dos espíritos, contidas nos livros básicos da Codificação Espírita.
d) Passe e Magnetização da Água:
São os recursos espirituais diretamente aplicados à necessidade individual daqueles que buscam ajuda no Espiritismo;
e) Visita aos Lares:
Equipes de visitação aos lares com o intuito de levar o conforto, a palavra evangélica e o passe magnético onde haja necessidade;
f) Evangelho no Lar:
“Então Jesus, convidando os familiares do apóstolo à palestra edificante e à meditação elevada, desenrolou os escritos da sabedoria e abriu, na Terra, o primeiro culto cristão no lar.”
(Livro Jesus no Lar, Cap. 1. Espírito Neio Lúcio. Psicografia de Francisco Cândido Xavier)
Incentivar e esclarecer sobre a importância do Culto do Evangelho no Lar, que propicia a reunião da família em torno da palavra do Mestre, facultando-lhes a oportunidade de se aproximarem uns dos outros, recebendo, ainda, a ajuda espiritual necessária para a proteção ao lar;
g) Irradiação Mental:
“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos.”
Lucas, 5:31
Reunião em que são feitas irradiações e preces por todos aqueles que procuram a Casa Espírita em busca de socorro, pois que estão necessitados de amparo, saúde e harmonia.