À Área de Infância e Juventude (AIJ), através de seus Setores de Infância e Juventude, compete organizar e direcionar as atividades relacionadas com a orientação Doutrinária Espírita junto à criança e ao jovem, em sincronia com os órgãos unificacionistas em nível estadual e federal, cabendo-lhe, ainda, cuidar das frentes de trabalho que lhe são peculiares no âmbito interno da UEM.
§ 1º – A Mocidade Espírita ‘0 Precursor’ é o órgão integrante do Setor de Juventude para o estudo, serviço e arregimentação de experiências das atividades sociais da UEM entre os jovens, tendo por objetivo o exercício experimental no encaminhamento da formação moral do jovem à luz dos postulados de Jesus e Kardec, tendo suas atividades disciplinadas por Regimento Interno § 2º – A Aula Sólon, órgão integrante do Setor de Infância, tem por objetivo, no âmbito interno da UEM, o exercício experimental no encaminhamento da formação moral da infância à luz dos postulados de Jesus e Kardec (Art. 33 UEM)
A AIJ tem por finalidade orientar as atividades evangélico-doutrinárias para crianças e jovens (evangelização infantil e juventude Espírita), em estreita colaboração com os demais Departamentos da UEM, com as AME e CRE de Minas Gerais e com a Federação Espírita Brasileira.
Incumbe a AIJ:
SETOR DE INFÂNCIA Responsável pelas atividades destinadas à Criança. Na UEM é responsável pela orientação e organização da Aula Sólon.
SETOR DE JUVENTUDE Responsável pelas atividades destinadas ao Jovem. Na UEM é responsável pela orientação e organização da Mocidade Espírita O Precursor.