Dia 13 de novembro comemora-se o Pacto Áureo de Unificação das Mocidades e Juventudes Espíritas do Brasil. Esse marco da história da Doutrina Espírita representa a união das Mocidades Espíritas e a crescente representatividade da juventude ao longo dos anos.
Não se sabe ao certo quando surgiram os grupos de jovens que se reuniam com o intuito de estudar a Doutrina, codificada por Allan Kardec, e a desenvolver tarefas dentro das Casas Espíritas. Segundo estudos, a primeira Mocidade Espírita no Brasil foi fundada em 1930 na cidade de Bebedouro, São Paulo. A partir daí, há outros registros como: a União das Juventudes Espíritas, em 22 de maio de 1932, na sede do Centro Espírita de Maria Nazaré, em Santana – São Paulo, e, em Araçatuba, a primeira Mocidade Espírita surgiu no ano seguinte. Desde então, o movimento idealizado pelos jovens espíritas se expandiu por todo o país.
Em 31 de agosto de 1947, nasceu a União das Juventudes Espíritas do Distrito Federal, fundada por uma assembleia de Mocidades Espíritas da Guanabara – hoje Rio de Janeiro, na época, capital do país. E, em 25 de julho de 1948, por deliberação do 1º Congresso de Mocidades Espíritas no Brasil, foi criado o Conselho Consultivo de Mocidades Espíritas do Brasil.
Mas foi em 1949 que ocorreu a assinatura do Pacto Áureo, aderido pelos dois órgãos do Movimento Espírita Juvenil do país. E, em 13 de novembro, consumou-se o Ato de Unificação das Mocidades e Juventudes Espíritas, dando início ao Departamento de Juventude da Federação Espírita Brasileira.
A data também ficou conhecida como o Dia do Jovem Espírita, entre as décadas de 50 e 60.
Há 72 anos nossos jovens encontraram o caminho da prática do Cristianismo, do mundo dos espíritos, do trabalho voluntário e o estudo da formação e conduta moral do ser. Contribuição importante para a doutrina, para as Casas Espíritas e para a comunidade Cristã.
”Convém que eu faça as obras dAquele que me enviou , enquanto é dia.” (João, 9:4)
Fontes:
http://grupochicoxavier.com.br/13-de-novembro-o-dia-do-jovem-espirita/
https://www.juventudeespirita.com.br/aspectos-historico-das-mocidades-e-juventudes-espiritas/