“Além do salário amoedado, o trabalho se faz invariavelmente seguido de remuneração espiritual […]. Quando o trabalho […] se transforma em prazer de servir, surge o ponto mais importante da remuneração espiritual”
(Emmanuel / ChicoXavier, extraído do livro “Perante Jesus”)
Lançada, pela Área de Assistência e Promoção Social Espírita (APSE) do Conselho Federativo Nacional (CFN) da Federação Espírita Brasileira (FEB), a “Orientação à Assistência e Promoção Social Espírita”.
O documento resulta de um amplo trabalho desenvolvido com representantes estaduais da Área e visa subsidiar o Movimento Espírita com informações para as atividades socioassistenciais junto às populações em situação de vulnerabilidade e risco social.
De acordo com o texto, o trabalho destinado a esse público é muito amplo, e vai desde a assistência eventual, com a distribuição de alimentos e roupas em bom estado, até as obras sociais de grande vulto. Todo o material advém da compilação de experiências relatadas pelas Federativas Estaduais.
O Plano de Ação baseia-se nas atividades de acolhimento afetivo e esclarecimento fundamentado, principalmente, em atividades grupais, sendo o trabalho voluntário de grande importância na realização dessas tarefas.
Ainda segundo o documento, a assistência e promoção social espíritas devem contemplar as seguintes finalidades:
“- Atender às pessoas e às famílias, em vulnerabilidade e risco social, que procuram o centro espírita, ou que, por algum modo, possam ser abrangidas pela ação comunitária desenvolvida pela instituição, conjugando-se a ajuda material, o socorro espiritual e a orientação moral-doutrinária, com vistas à sua promoção social e crescimento espiritual.
“- Proporcionar ao frequentador do centro espírita a oportunidade de praticar a caridade pela vivência do Evangelho, junto às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.”
“Orientação à Assistência e Promoção Social Espírita” pode ser adquirida diretamente no site da FEB Editora, ou através da Livraria Espírita Mineira pelo telefone: (31) 3201-3038.