“Não nos deixes entregues à tentação, mas livra nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória para sempre”. (Mateus: 6:13)
IDÉIAS BÁSICAS
Espíritos imperfeitos, encarnados na Terra para expiar nossas falhas e melhorar-nos, encontramos em nós mesmos a causa primária do mal.
Orai e vigiai para não cair em tentação é a recomendação de Jesus, mostrando-nos que, através do pensamento voltado a Deus e ao trabalho vigilante do Bem, daremos alimento novo à nossa mente e superaremos as induções de nossa própria inferioridade.
Nada há fora do homem que o possa contaminar… logo, apenas em nosso próprio íntimo, e nos reflexos menos felizes do passado, encontramos os maiores obstáculos para vencer as tentações que nos induzem ao erro e para superá las é preciso que elejamos o Evangelho de Jesus, como roteiro de nossa jornada libertadora, buscando caminhar sempre para frente e para o alto.
O cristão sabe que, antes de vencer no mundo, é preciso vencer o mundo de si mesmo e, assim, buscar, não na Terra, mas na elevação espiritual, o reino, o poder e a glória que todos almejamos mas que só é conquistada por aquele que se identifica com os desígnios divinos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR
I Coríntios: 1:18 1:24 2:5 4:20 6:9 e 10 6:14 10:13 10:31.
II Coríntios: 1:10 1:20 4:6.
Gálatas: 1:4 e 5.
Efésios: 1:12 a 15 1:17 1:19 2:1 – 4:6.
Filipenses: 1:11.
I Tessalonicenses: 2:12.
II Tessalonicenses: 3:3.
I Timóteo: 1:17 2:14 3:6.
II Timóteo: 4:18.
Hebreus: 1:8.
Tiago: 1:2 1:12 a 15.
I Pedro: 3:10 e 11.
II Pedro: 2:9.
Judas: 1:25.
Apocalipse: 1:6 4:11 11:17 12:10 19:1.
2.Bases Doutrinárias
Livro dos Espíritos: Pergs. 12, 121, 131, 281, 467, 636 a 645, 712
Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap.6 (todo), Cap.7 (todo), Cap.8, itens 5 a 17, Cap.27 (todo), Cap.28, itens 1 a 3
O Livro dos Médiuns: Cap.23 da 2ª parte.
3.Obras Subsidiárias
Enxugando Lágrimas: Cap.11
Fonte Viva: Cap.162
Luz do Mundo: Cap.5
Nosso Livro: Cap. “Da Oração Dominical”
Pai Nosso: Cap.7, 8
52 Lições de Catecismo Espírita: Cap.4
Vinha de Luz: Cap.98.
REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA
1.Jardim e Ciclo
A luva protetora As roupas protetoras contra incêndio A paciência de ferver o leite antes de ingeri lo O homem no trabalho do campo ou da fábrica A água filtrada A fonte que acolhe as andorinhas e os sapos O capacete do motoqueiro A mulher e o lar O sol e o calor que nos aquece A lua e as estrelas brilhantes As plantas, seus frutos e flores Os animais e a reprodução da espécie O trabalho digno e o salário O avião veloz e o transporte rápido O cinto de segurança A revisão periódica do automóvel Os sinais de trânsito livrando nos de atropelamentos O óleo de bronzear protegendo a pele contra o sol causticante As brincadeiras e obrigações dentro do horário próprio e a nossa segurança A obediência aos pai ou professores evitando perigos A vacina protegendo as crianças contra as doenças A sombrinha protegendo nos contra a chuva O remédios protegendo nos ou aliviando nos contra as doenças e a dor O cão guardando a casa O plástico protegendo o caderno e o livro contra a sujeira.
2.II e III Ciclos
A luva protetora A água filtrada O capacete do motoqueiro O cinto de segurança A revisão periódica do carro O preparo da aula pelo professor e o bom resultado alcançado A flor e o pólen O engenheiro e a planta de uma casa sólida O químico e a descoberta do remédio Planejar e realizar uma campanha do quilo Os métodos de alfabetização e o aprendizado Números e nomes de ruas e sua fácil localização O relógio O solo na produção de vitaminas pelas plantas O homem e sua família.
CONCLUSÃO EVANGÉLICO DOUTRINÁRIA
Não ignoramos que o Pai Celeste está sempre conosco, mas muitas vezes, somos nós que nos afastamos do nosso Criador.
A bondade infinita de Deus não permitirá que venhamos a cair sob as tentações, mas, para isso, é necessário que nos esforcemos, colaborando com auxílio incessante de nosso Pai, através do trabalho em favor do semelhante. Não há colheita sem plantação.
O Senhor livrar nos á do mal; entretanto, é preciso que desejemos não errar.
Se não ligarmos nossos desejos à Lei do Bem que procede do Céu, representan¬do para nós a vontade Paterna de nosso Pai Celeste, não podemos aguardar harmonia e contentamento para nosso coração.
Saibamos conservar a nossa vontade à luz da consciência reta, porque, rogando a Deus nos liberte do mal, é preciso, por nossa vez, procurar o caminho do Bem.