• Até o presente, a Lei de Deus foi revelada à Humanidade sob três aspectos essenciais: Justiça, Amor e Verdade.
• Moisés, particularmente no Decálogo, revela ao homem a Lei sob o aspecto da Justiça a que todos se submetem, e lança as bases do Direito, estabelecendo obrigações inalienáveis a cada um.
• A idéia do Deus único, popularizada por Moisés, estabelece os fundamentos da Lei de causa e efeito, conduzindo o raciocínio humano à necessidade de substituir a noção do “direito da força” pela “força do Direito”.
• Expressando se insuperável, a Revelação do Amor exemplificada por Jesus, induz o homem a agir pelo seu próprio íntimo, bafejado pelo sentimento de bondade, compreensão, tolerância e caridade.
• Se, com Moisés aprendemos a respeitar o semelhante, fazendo o por temor à lei, com Jesus aprendemos a amar incondicionalmente ao nosso próximo como a nós mesmos.
• O “Deus da força” de Moisés se nos apresenta como um Pai de amor e misericórdia, com o Cristo, nosso irmão e Mestre.
• Hoje o Espiritismo nos traz a III Revelação, no aspecto da “Verdade”, esclarecendo nos quanto à realidade da Vida Espiritual.
• Consciente da ascendência do Espírito sobre a matéria, o Espírita busca raciocinar e viver segundo as realidades da Vida Imortal e as necessidades evolutivas de sua Alma.
• Berço e túmulo, dois estágios da vida que a III Revelação nos conclama valorizar, através da vivência cristã para nossa própria melhoria e felicidade futura.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR
1. Bases Evangélicas
Mateus: 11:12 e 13 11:25 a 27 13:35 Cap.1 5:17.
Marcos: 4:21 e 22.
Lucas: 8:16 e 17 10:21 12:2 24:26 e 27.
João: 5:39 16:7 a 11 14:16 a 26 16:7 a 15.
Miquéias: 5:2 a 5.
2. Bases Doutrinárias
OLivro dos Espíritos: Introdução (itens I II VI) Prolegômenos: 614, 628, 648, 798 a 802, 873 a 892, 982
O Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap.1 (todo) Cap.2, itens 2 e 3 Cap.6 (todo)
REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA
II e III Ciclos A casa (alicerce, paredes e telhado) Os três reinos da Natureza: Mineral, Vegetal e Animal O homem (infância, juventude e maioridade) O promotor público, o advogado de defesa e o juiz As três virtudes: fé, esperança e caridade O dia (madrugada, manhã e tarde) A metamorfose (o casulo, a lagarta, a borboleta) A manifestação das pessoas (pensamento, palavra e atos) Introdução, desenvolvimento e conclusão de um livro As árvores com suas raízes, tronco e folhas As narrativas dos viajantes espaciais Preparação, construção e acabamento de um edifício Sementeira, germinação e colheita.
CONCLUSÃO EVANGÉLICO DOUTRINÁRIA
• Até o presente, a Lei de Deus foi revelada aos homens sob três aspectos: Justiça, Amor e Verdade.
• Esclarecendo nos que Deus é único, Senhor de toda a Humanidade, Moisés revela à Humanidade que a Lei Divina é Justiça.
• Com os Dez Mandamentos, temos a base das Leis que conduzem socialmente a Humanidade.
• Vendo que os homens não entenderam completamente as Leis de Moisés, Jesus revela aos homens que Deus, além de Senhor é Pai, e que, sendo assim, todos fazemos parte de uma grande família e que o amor deve ser a base sob a qual alicerçamos nossas atitudes e pensamentos.
• Tendo que se expressar através de Parábolas, devido à nossa ignorância espiritual, Jesus promete enviar um consolador, o Espírito da Verdade, que revelaria aos homens, a existência do mundo dos espíritos, a mediunidade, e que nos daria maiores recursos para entender sua Missão de Amor.
• Tal como uma árvore que precisa de raiz, tronco e folhas para se completar e frutificar, também nós precisamos das 3 Revelações: Justiça, Amor e Verdade, que, juntas, nos mostram que Deus é Senhor, Pai e Criador do Universo e que desta forma, como filhos e co criadores, importa fazermos com que se cumpra em nós a Sua Vontade antes que a nossa.