• Como um dos princípios fundamentais do Espiritismo, a evolução é para o Espírito uma dádiva de Deus, permitindo o progresso constante da criatura em sua jornada.
• Deus, em sua sabedoria e justiça, criou todos os espíritos simples e ignorantes, isto é, desprovidos dos recursos e conhecimentos, dando a todos idênticas oportunidades de buscarem, por si mesmos, a perfeição.
• As diferenças intelectuais e morais observadas entre os Espíritos são decorrentes da posição evolutiva por eles alcançada.
• Os bons Espíritos o são porque já alcançaram, pelo seu esforço, um degrau mais elevado na escala evolutiva e os inferiores não o são para sempre, estando a estes reservadas a mesma possibilidade de melhoria dos demais.
• Não há privilégios da parte de Deus que concede a todos os Espíritos as mesmas faculdades, as quais poderão ser aprimoradas através das reencarnações.
• Os chamados anjos e demônios não são seres criados à parte, por capricho de Deus, mas sim irmãos nossos. Os primeiros já atingiram condições espirituais muito elevadas e os segundos, por transgressão deliberada às leis divinas, permanecem temporariamente na perversidade.
• Embora estagiando nos mais variados pontos da progressão espiritual, a todos os Espíritos está reservada uma meta maior, conforme nos alerta Jesus: “Sede perfeitos, como perfeito é o Pai que está nos céus”.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR
1. Bases Evangélicas
Mateus: 5:17 a 20 5:48 15:24 a 28 – 18:8 e 9 – 25:14 a 30.
Marcos: 4:11 e 12 9:35 a 37 10:35 a 45.
Lucas: 6:35 e 36 6:40 8:10 9:24 e 25 – 9:46 a 48 9:62 22:26 e 27.
João: 3:9 a 13 8:32 8:35 e 36 17:18 a 20.
Atos: 3:17 – 17:30.
Romanos: 10:3.
Coríntios: 10:1 a 4.
Efésios: 4:14 e 15 4:18 4:22 a 24.
Filipenses: 1:9. Colossences: 1:10.
I Timóteo: 1:16
I Pedro: 1:14 e 15.
II Pedro: 3:18 a 23.
2. Bases Doutrinárias
O Livro dos Espíritos: 96 a 131, 274 a 283, 776 a 807
O Livro dos Médiuns: Cap.1 Cap.IV, itens 46, 49, 74 (X a XII), 90 e 91 Cap. XXIV Cap. XXV, itens 280 a 282
O Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap.3, item 2 Cap.4 (todo) Cap.17, item 9 Cap.20, itens 4 e 5
O Céu e o Inferno: Cap.3, itens 6 e 7 – Cap.8, itens 12 a 15 Cap.9, item 20
A Gênese: Cap.3, item 5
O que é o Espiritismo: “Diversidade dos Espíritos.”
3. Obras Subsidiárias
Amor sem Adeus: Cap.17
Antologia da Espiritualidade: Cap.7
Assim Vencerás: Cap.38
Através do Tempo: Cap.22
A Terra e o Semeador; item 124
Chico dos Hippies aos Problemas do Mundo: Cap.9
Companheiro: Cap.1, 2, 5, 9, 13, 19
Diálogo dos Vivos: Cap.21, 28
Enxugando Lágrimas: Cap.1, 2, 6, 10
Fonte Viva: Cap.5
Odéias e Ilustrações: Cap. 39 e 40
Jesus no Lar: Caps.6, 24
Mãos Unidas: Cap.13, 19, 27, 28, 43, 45, 50
Momentos de Ouro: Caps.1, 2, 16, 22
No Portal da Luz: Cap.20
O Espírito da Verdade: Cap.18
Paz e Renovação: Cap.31
Pérolas do Além : Ver palavras “Evolução” e “Progredir”
Recanto de Paz: Cap.4 e 6
Relicário de Luz: Orientação, Um instante Divino, Conversa Paterna, Amor e Lágrima, Sexo, Alegria, Versão moderna, Em Plena Renovação, Plantação Espiritual, Não Te Sintas Só
Resposta da Vida: Caps.13, 14, 20, 38
Taça de Luz: Caps.10, 12, 16, 26, 28.
REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA
II e III Ciclos Os corpo dos antepassados e o homem atual Os cursos do jardim à Universidade O aprendiz de uma profissão A criança, o jovem e o adulto O pianista, o violinista O aprendizado de um idioma estranho A candeia, o lampião e a luz elétrica A modernização dos conhecimentos A progressão da medicina O cinema mudo e falado Mudança de hábitos De aluno e professor As máquinas e os veículo Os aviões antigos e modernos Sistema de escrita e a imprensa moderna Os primeiros sistemas de cálculos e escrita e os computadores da atualidade As estradas Da choupana ou da caverna às casas atuais – A chaves e fechaduras O vestuário e os calçados Os meios de comunicação até os “Via Satélite”.
CONCLUSÃO EVANGÉLICO DOUTRINÁRIA
• O espírito ao tomar posse da razão e do livre arbítrio, atinge um ciclo evolutivo cujas raízes remontam ao próprio reino mineral.
• Nas suas primeiras reencarnações, são como crianças ignorantes e inexperientes e só com o tempo adquirem conhecimento e moralidade.
• Esta aquisição dependerá sempre da vontade e do esforço de cada um em por em prática os conhecimentos adquiridos, razão porque uns progridem mais rapidamente do que os outros.
• Se uma criança rebelde se conserva por mais tempo ignorante e imperfeita, outra mais dócil e dedicada se instrui mais depressa.
• Seja qual for a situação do Espírito, Deus lhe dará sempre novas oportunidades de recomeçar o seu aprendizado, matriculando o em novas escolas. “Na casa de meu Pai há muitas moradas…”