• Existem dois mundos distintos, o corporal composto de Espíritos encarnados e o Espiritual formado pelos Espíritos desencarnados.
• Enquanto os homens, devido à materialidade do corpo, estão na Terra, o mundo espiritual ostenta se por toda parte, em nosso redor ou no espaço.
• Ensina nos a Doutrina Espírita que no mundo espiritual a vida se desdobra em infinitas expressões, mais rica e abundante que a própria Terra. Assim encontramos ali escolas, lares, hospitais, oficinas, templos, praças de esporte, artes, intensa vida social, magnificientes expressões da natureza, aves, animais, tudo em manifestações mais ricas e completas, das quais, as edificações terrestre são pálitos reflexos.
• No intervalo das existências corpóreas, o Espírito retorna ao mundo espiritual, donde se apartara momentaneamente e onde sente se feliz ou desgraçado, segundo o bem ou o mal que haja praticado.
• Sendo a vida física passageira, é no estado espiritual sobretudo, que o Espírito colhe os frutos do progresso realizado na sua reencarnação e também nele que se prepara para novas lutas e aprendizado.
• Assim o mundo espiritual é normal e principal, pois existe e sobrevive ao mundo físico e sobre este reage incessantemente.
• No mundo espiritual os Espíritos das diferentes ordens evolutivas aproximam se, segundo a afinidade de tendências formando grupos ou famílias: os bons irmanam se pelo desejo de praticarem o bem e os maus pelo de fazerem o mal ou sob o reflexo de suas próprias faltas.
• Enquanto os Espíritos inferiores, no mundo espiritual, encontram se envolvidos em seus propósitos menos edificantes, os espíritos superiores se desdobram no auxílio aos carentes de amparo e na ajuda aos homens encarnados, pois eles são instrumentos de que Deus se vale para ajudar a toda a Humanidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR
1. Bases Evangélicas
Marcos: 9:9 e 10 9:31 13:27 16:19.
Lucas: 3:21 a 22 9:26 – 9:28 a 32 16:4 16:22 a 26 20:34 a 36 23:42 e 43 24:51 e 52.
João: 6:62 7:34 a 36.
2. Bases Doutrinárias
O Livro dos Espíritos: 84 a 87, 149 a 165, 223 a 233, 237 a 257, 274 a 329, 965 a 982, 1011 a 1016.
O Livro dos Médiuns: Cap.1 da 1ª parte e Cap.1 da 2ª parte.
O Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap.3 (todo).
O Céu e o Inferno: Cap.2, item 10 Cap.3, itens 5, 6, 10 e 15 Cap.7, itens 1 a 33 – Cap.8, itens 12 a 15.
A Gênese: Cap.1, item 12.
O que é Espiritismo: Cap.2, itens 7 a 21 Cap.3, itens 144 a 162.
3. Obras Subsidiárias
Amor Sem Adeus: Cap.7.
Antologia da Espiritualidade: Caps.9 e 10. Bezerra, Chico e Você: Cap.45.
Caras de uma Morta: “Reencontrando Uma Afeição do Passado” e “No Plano dos Desencarnados”
Conversa Firme: Cap.3.
Enxugando Lágrimas: Caps.1, 2, 5, 7, 13 e 14.
Estante da Vida: Caps.1 e 6.
Pontos e Contos: Cap.18.
Relicário de Luz: “Doce Bilhete”.
Nosso Lar. Mensageiros.
Missionários da Luz.
Obreiros da Vida Eterna.
No Mundo Maior.
Entre a Terra e o Céu.
Libertação.
Palavras de Vida Eterna: Prefácio.
Voltei: Caps. 2 e 3
REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA
1. Jardim e I Ciclo A comunidade em torno de uma escola ou hospital O grande oceano em volta de uma ilha O mundo de liberdade para o presidiário A terra natal de um exilado A visão para quem se cura da cegueira O lar, quando se retorna de um curso ou tarefa estafante A Universidade para o estudante do 1º grau O hospital para a recuperação do doente Uma enciclopédia para o estudante A cidade que se cria em torno da usina Uma grande cidade aos olhos de um camponês.
2. II e III Ciclos A floresta para a borboleta liberta do casulo A atmosfera que envolve a Terra As alturas para o avião O ar e a luz para a planta que rompe a terra após a germinação da semente A Natureza para um pássaro engaiolado A lagoa para o peixe mantido em viveiro O hospital para a recuperação do doente Urna enciclopédia para o estudante A cidade que se cria em torno de uma grande usina Uma grande metrópole visitada por um camponês Uma grande Universidade para o aluno do 1º grau.
CONCLUSÃO EVANGÉLICO DOUTRINÁRIA
• Não estando circunscrito a uma determinada região, o plano espiritual interpenetra as esferas físicas, desdobrando se em toda parte da Terra: nos lares, na sociedade, nas vias públicas, na natureza; em todo lugar enfim encontram se os Espíritos desencarnados em incessante atividade.
• Compete nos aprimorar o nosso estado espiritual, educando palavras, atos, emoções e sentimentos, para fazermos juz à companhia dos Espíritos amigos e protetores, os quais, em nome de Deus nos auxiliam, bem como, nos colocarmos deste modo em condições de cooperar no aprendizado daqueles que se aproximem de nós envolvidos nas trevas de sua ignorância.
• O céu e o inferno, portanto, são simples alegorias: por toda parte há Espíritos ditosos e inditosos, há felicidade dos bons e sua influência benéfica e o sofrimento dos maus a se refletir nos homens com os quais sintonizam.