• Cada Pátria é uma colméia de trabalhadores, fabricando o mel da sabedoria e da experiência, nos esforços purificadores e dolorosos, a caminho da absoluta união de toda família universal. (Emmanuel)
• Devemos ser úteis e reconhecidos à Nação que nos afaga por filhos, cumprindo rigorosamente os deveres que nos tocam na vida de cidadão expressando o patriotismo acima de tudo, em serviço desinteressado e constante ao povo e ao solo em que nascemos, tendo o cuidado de nunca adiar o cumprimento de nossas obrigações para com o Estado e a sociedade que nos cerca.
• “A Pátria é o ar e o pão, o templo e a escola, o lar e o seio da Mãe.” (André Luiz)
• O Brasil, solo Mãe que nos abriga, traz uma magnânima tarefa no concerto universal. Enquanto os homens, de um modo geral, vêem em nossa Pátria o celeiro material do mundo do porvir, informam nos os Espíritos Superiores que muito mais importante é a sua destinação cristã.
• Nos períodos de transição, quando quase todos os valores morais mostram se eclipsados pelos interesses imediatistas, os aprendizes sinceros de Jesus esperam com seus labores humildes, mas positivos, o advento da cristianização dos homens e, nessa abençoada tarefa de espiritualização, o Brasil caminha na vanguarda.
• Os recursos para esta conquista não são extraídos do solo terreno mas provêm do plano invisível, onde se elaboram todos os ascendentes construtores da Pátria do Evangelho.
• Sob o pálio bendito de Jesus, o Cristo de Deus e pelas mãos carinhosas de Ismael, caminha o Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho para a sua destinação maior, competindo nos marchar com a educação e com a Fé realizadora, para a concretização do nosso destino: oferecer à Humanidade a exemplificação cristã único roteiro de restauração e libertação espiritual da Terra.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR
2. Bases Doutrinárias O Livro dos Espíritos: 788, 789 e 802 O Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap.11, itens 1 a 7 Cap.20, itens 4 e 5.
3. Obras Subsidiárias
Através do Tempo: Cap.28
Brasil, Coração do Mundo Pátria do Evangelho: Caps.1, 2, 4, 20, 22, 28, 29 e 30
Caminho, Verdade e Vida: Cap.151
Conduta Espírita: Caps.10 e 31
Crônicas de Além Túmulo: “O Dia da Pátria, Tiradentes”
Diálogo dos Vivos: Cap.23
Dicionário da Alma: ver palavra: “Pátria”
Novas Mensagens: “D. Pedro II” e “Ludendroff”
Pérolas do Além: “Brasil” e “Pátria”
Religião dos Espíritos: Cap.41
Sol nas Almas: Cap.1.
REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA
II e III Ciclos Um campo de terra fértil O Esperanto e os vários idiomas Um pomar e seus benefícios O dicionário na biblioteca O oásis e a rudez do deserto O coração no corpo humano A mãe e o lar Um grande aeroporto dotado de recursos técnicos e a aeronave que desafia grandes alturas A planície verde para o rebanho Um grande rio e seus benefícios O médico na população O amigo que ajuda e serve em todos os momentos Um grande celeiro O médium e sua função no Centro Espírita A biografia dos grandes vultos brasileiros que projetaram e projetam o país no cenário do exterior, quer na arte, no esporte, na medicina, no Espiritismo, etc. Exemplos: Carlos Chagas, Oswaldo Cruz, Castro Alves, Olavo Bilac, Monteiro Lobato, Alberto Santos Dumont, Ana Nery, Pelé, Carmem Miranda, Roberto Carlos, Tostão, Francisco Cândido Xavier, Bezerra de Menezes, Divaldo Franco, etc.
CONCLUSÃO EVANGÉLICO DOUTRINÁRIA
• Berço sobre o qual repousa a constelação que simboliza o ato maior do Cristo para com os homens, o Brasil representa a esperança da Espiritualidade num futuro melhor.
• Pátria do Evangelho assume a Terra do Cruzeiro a Missão Sublime de manter vivo o Evangelho de Jesus, conclamando nos à verdadeira fraternidade e às responsabilidades espirituais.
• Celeiro da humanidade, cabe ao Brasil alimentar o coração dos homens sedentos da Paz e do Amor, levando a eles os recursos da tolerância, da compreensão e da humildade, alimentos dos espíritos que desejam se elevar, o que só será possível através de corações bondosos de um povo consciente e dotado de sentimento cristão.
• Coração do Mundo, este que reúne em seu solo povos de todas as raças, crenças e cores, mantém tremulando no coração dos homens a bandeira de Ismael: “Deus, Cristo e Caridade”, esperando que cada um e nós saiba cumprir com seu dever.