• Importante é o papel da criança na sociedade e muito se espera dela, por isso o homem vem se desdobrando em programas de amparo e auxílio à criança, sob os vários aspectos educacionais.
• O dia das crianças e agora até mesmo ano internacionalmente dedicado à criança é apenas o reflexo da certeza que o homem tem de que sem o amparo e ajuda à criança estará comprometendo o seu próprio futuro.
• Os exemplos que o Cristo, desde quando menino, legou para nós, conclama nos à busca do seu Evangelho e nos ensina que a criança, desde cedo, pode e deve se identificar com os programas de orientação e vivência cristã.
• A criança é o símbolo vivo da oportunidade que o Espírito recebe para novas experiências no plano físico.
• Sem a presença da criança no mundo, este perderia todas as suas expressões de amor e beleza, no entanto, sem a orientação segura da criança o mundo se comprometeria irremediavelmente.
• O sorriso contagiante da criança é um bálsamo e ao mesmo tempo um hino de reconforto e esperança que se renovam para vida no plano terreno.
• Do mesmo modo que os adultos e os velhos necessitam garantir às crianças e aos jovens os recursos para o seu futuro tranqüilo e harmonioso, cabe aos meninos e moços respeitar o papel daqueles que, mediante lutas e sacrifícios, buscam preservar a sua jornada física e espiritual na Humanidade que nos acolhe.
• Se difíceis são determinados momentos que vivemos, principalmente nas épocas de transição, todos devem se unir, crianças, jovens adultos e velhos no esforço conjunto de melhorar os corações e o mundo em que vivemos, valorizando assim os recursos divinos que recebemos da misericórdia de Deus.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR
1. Bases Evangélicas
Mateus: 1:25 2:1 a 12 9:23 a 25 11:16 e 17 18:1 a 6 – 18:10 – 19:13 a 15.
Evangelho Segundo o Espiritismo; Cap.8, itens 18 e 19 Cap.13, item 18 Cap.14, item 9
O Que é o Espiritismo: itens 117 a 221.
3. Obras Subsidiárias
Alvorada Cristã: Cap.50
Assim Vencerás: 15
Boa Nova; Cap.2
Conduta Espírita: Caps.5 e 21
Dicionário da Alma: “Criança”
Espírito da Verdade: Caps.17, 56 e 99
Estude e Viva: Caps.15 e 38
Fonte Viva: Caps.49 e 157
Justiça Divina: Cap.29
Livro da Esperança: Caps.4, 15 e 18
Luz no Lar: Caps.16, 18, 33, 51 e 57
Mais Luz: Caps.86, 89, 90 e 91
Na era do Espírito: Cap.4
Nosso Livro: “O Caminho do Bem” e “Palavra Paterna”
Palavras de Emmanuel: Caps.42 e 43
Parnaso de Além Túmulo: “No Templo da Educação”
Pontos e Contos: Caps.25 e 34
Relicário de Luz: “Oração da Criança” e “Criança”
Sementeira da Fraternidade: Cap.26
Sementes da Vida Eterna: Caps.21, 33, 34 e 35
Taça de Luz: Cap.37
Trovadores do Além: Cap.33
Vozes do Grande Além: Cap.48
52 Lições do Catecismo Espírita: Cap.33
Vinha de Luz: Caps.115 e 119.
REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA
1. Jardim e I Ciclo O rio e o oceano O filhote e o animal adulto A sementeira e a expectativa do florescer A flor e o fruto O diamante e o brilhante Jesus menino e seu nascimento A argila e os objetos de arte O nascer do sol e o dia que surge O mar, sua beleza, perigos e surpresas Os preparativos para uma viagem O botão e a rosa.
2. II e III Ciclos O alicerce de uma construção Os afluentes de um rio A argila nas mãos do oleiro A programação de um computador O prefácio de um livro O diamante e o brilhante Os preparativos para uma viagem espacial O treinamento de um time A preparação do solo para o plantio O amanhecer e a esperança de um dia feliz O curso de 1° grau na vida de um universitário O estudo da matemática para o engenheiro.
CONCLUSÃO EVANGÉLICO DOUTRINÁRIA
• “Deixai vir os meninos a mim”. Marcos 10:14. Jesus com essa expressão nos adverte para que não desprezemos os pequeninos, mas sim os encaminhemos até Ele, despertando os para a compreensão e a exemplificação de seus ensinamentos.
• Devemos ajudar a criança a perceber a importância do trabalho edificante como o grande auxiliador de nossa bagagem espiritual e a responsabilidade maior que a criança espírita possui; isso não significa que seja melhor que as outras crianças, porque perante o Alto todas as crianças são iguais, sem distinção seja de sexo, cor, posição social ou religião, mas sim porque desde cedo está sendo alertada para os ensinamentos do Cristo.
• Aproveitando a motivação do “Dia da Criança”, milhares de pessoas querem fazê la feliz, satisfazendo lhe os caprichos de ordem puramente transitória. Mas nós espíritas temos o dever de despertar na criança a noção de obediência e responsabilidade nos mínimos deveres, consciente de que esse é o ponto de partida para a verdadeira felicidade.